Realização de técnicas eficientes de remediação em áreas contaminadas.
Depois que ocorre a identificação de uma área contaminada e os níveis de contaminação se mostram superiores aos permitidos, é necessário realizar ações e implementar tecnologias de remediação para garantir a melhoria da situação ambiental no local até níveis aceitáveis. Veja agora como funciona a remediação ambiental.
A Remediação Ambiental é uma das ações de intervenção para reabilitação de área contaminada, que consiste em aplicação de técnicas visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes. Em outras palavras, é um termo usado para corrigir problemas em áreas contaminadas (AC). Não confundir com reabilitação, recuperação ou restauração, termos que são muito próximos, já que todos se referem à ações a serem tomadas em áreas degradadas.
A remediação visa a remoção da fonte de contaminação, a redução de contaminação do solo, da água subterrânea e vapores do solo para níveis aceitáveis ambientalmente, a redução de riscos ambientais ou de exposição de trabalhadores e usuários do local e do recurso.
O processo de identificação de uma área contaminada envolve uma avaliação preliminar, investigação confirmatória, investigação detalhada, avaliação de risco e ações para reabilitação da área, até as concentrações das substâncias detectadas atingirem níveis aceitáveis para uso pretendido no futuro.
Essas etapas são muito importantes e devem ser realizadas minuciosamente pois é a partir delas que será definido a melhor forma de remediar a área. A tecnologia de remediação adotada deve levar em consideração as características intrínsecas de cada área contaminada, como conhecimento do cenário local, extensão da contaminação e se as vias de contaminação ainda existem. Também é necessário atender a legislação ambiental vigente, sendo compatível ao risco que a contaminação apresenta.
MA – MAGMA AMBIENTAL Copyright © 2019