GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Atuação para caracterizar, segregar, acondicionar, armazenar e transportar resíduos até a sua destinação final.

  • Caracterização de Resíduos – NBR 10.004
  • Programa de Gerenciamento de Resíduos
  • PGRCC -Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil
  • Transporte e Destinação de Tanques de Combustíveis
  • Limpeza e Desgaseificação de Tanques
  • Remoção, Transporte e Destinação Final de Resíduos Classe I, II-A e II-B
  • Remoção, Transporte e Destinação Final de RCC

A correta gestão dos resíduos tem sido um grande desafio para a sociedade desde que tomou-se a consciência de que a disposição incorreta dos mesmos e o grande volume gerado são causadores de impactos ambientais como a proliferação de vetores, contaminação do solo, da água, do ar, etc.

Gestão ou Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem por objetivo organizar e minimizar a geração, segregação, transporte interno, acondicionamento, transporte externo e destinação final dos resíduos gerados em todas as atividades industriais, comerciais e de serviço.

Resíduos Perigosos (Classe I)

São aqueles resíduos que por suas características podem apresentar riscos para a sociedade ou para o meio ambiente. Também são considerados resíduos perigosos  os que apresentem uma ou mais das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e/ou patogenicidade. Os resíduos que recebem esta classificação requerem cuidados especiais de destinação.

Resíduos Não Perigosos (Classe II):

Não apresentam nenhuma das características acima e podem ainda ser classificados em dois subgrupos:

  • Classe II A – Resíduos não inertes: são aqueles que não se enquadram no item anterior, Classe I, nem no próximo item, Classe II B. Geralmente apresenta alguma destas características: biodegradabilidade, combustibilidade e solubilidade em água.
  • Classe II B – Resíduos inertes: quando submetidos ao contato com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água, com exceção da cor, turbidez, dureza e sabor, conforme anexo G da norma NBR10004:2004.

Apesar da definição geral da NBR 10004/2004, a tipologia do empreendimento é que define a metodologia e a classificação dos resíduos dentro de normas especificas, como é o caso da construção civil e dos empreendimentos de saúde (enfermarias, hospitais, sanatórios, etc.).

 

CONTAT0

MAGMA AMBIENTAL EIRELI

Av. Gilka Machado, 315 Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ CEP: 22.795-570 
magmaambiental@gmail.com

Tel: (21) 99737-5613 | (21) 97952-0441

Siga-nos nas Redes Sociais

Fale Conosco

MA – MAGMA AMBIENTAL Copyright © 2019